COMO DEVE SER A FORMAÇÃO DOS CUIDADORES DE IDOSOS

Mais Enfermagem

COMO DEVE SER A FORMAÇÃO DOS CUIDADORES DE IDOSOS

Os Cursos de formação de cuidador de idosos devem ajudar a desenvolver uma relação de ajuda que envolva no aluno a execução de atividades de cuidado que fundamentados na prática do respeito, da liberdade, da reciprocidade e da solidariedade e tem por finalidade auxiliar a pessoa que é ajudada a restabelecer e manter sua autonomia e independência (quando possível) e, acima de tudo, sua dignidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o curso deve ser estruturado por eixos 5 eixos sustentadores:

Eixo 1 – INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO 1. Ser capaz de compreender/interpretar as mensagens verbais e não verbais do idoso e se fazer entender; 2. Promover/fazer a inter-relação entre família-serviços-comunidade (rede); 3. Compreender e reconhecer o processo de comunicação do idoso (verbal e não verbal).

Eixo 2 – CUIDADO EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DO “ANDAR DA VIDA” 1. Identificar as necessidades de cuidados; 2. Identificar a possibilidade de independência e autonomia do idoso para a realização das atividades de vida diária e, a partir daí, organizar as atividades de suporte; 3. Atuar de forma a estimular o resgate e/ou manutenção da independência e autonomia do idoso; Conhecer/reconhecer/identificar o nível / tipo de dependência do idoso, a fim de auxiliar o desempenho de suas Atividades de Vida Diária na medida de suas necessidades.

Eixo 3 – PRONTIDÃO PARA AGIR EM SITUAÇÕES IMPREVISTAS 1. Reconhecer situações de urgência e emergência e ser capaz de realizar os primeiros socorros e demais ações sob orientação do profissional responsável; 2. Agir com prontidão e presteza em situações imprevistas dentro do limite de suas atribuições.

Eixo 4 – PREVENÇÃO DE RISCOS, ACIDENTES E VIOLÊNCIA 1. Identificar situações de risco e violência; 2. Prevenir, atuar e mobilizar recursos que reduzam riscos; 3. Identificar e reconhecer situações de risco à integridade física e psicológica do idoso a fim de evitar situações de agravo; 4. Promover ambiente seguro.

Eixo 5 – DIREITO DA PESSOA IDOSA 1. Conhecer a legislação e os recursos para promover a garantia dos direitos; 2. Reconhecer e saber utilizar os mecanismos que asseguram os direitos dos idosos como cidadãos.

Gostou? Compartilhe!!

Veja Também.